quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O Natal visto pelo avesso.

Parei e observei o céu, procurei a lua e as estrelas. Passei tanto tempo assim, que nem sequer vi o relógio adiantar os ponteiros. Então é Natal e o que você fez? E quanto a mim?Nunca fui do tipo religiosa, fazendo dessa data mais um símbolo de renovação e uma data comercial antes de tudo. Mas se quer saber? Acho tudo isso muito bom. Independente de ter nascido um menino há alguns muitos anos, ou não, as pessoas ao menos uma vez no ano, abrem sua mente e fazem boas ações de fim de ano. Mentira, eu acho péssimo. Parece até que só se faz por obrigação, comprar presentes, puxar o saco daquele parente chato só porque é natal, fazer caridade e doar cestas básicas, pra resumir, ninguém vira bom devido a esse dia. Não é dia de santificação, nem purificação. Se for pra ser bom, que seja o tempo inteiro.

Muitas pessoas recebem presentes e não abrem o pacote, o deixam embrulhado, por longo prazo. Sim, falo de oportunidades, sentimentos, ou até coisas que passam despercebidas. O banquete natalino pode ser um exemplo, já passou pela cabeça, quantas pessoas naquele mesmo minuto, não tem nem sequer um gole de água para beber, bem menos ainda champanhe ou vinho, a quantidade de mortos injustamente, os velhinhos sós, que gostariam até mesmo da companhia de um passarinho, das crianças, sonhando na sarjeta com um bom velhinho para trazer um colchão e um cobertor, tudo isso enquanto fazemos de entulho a matéria capitalista ganhada. O famoso velhinho de roupa vermelha e branca, para quem não sabe, foi criado pela coca-cola, uma das maiores máquinas de dinheiro da atualidade. Prefiro-o somente de espírito, sinônimo de esperança para as crianças, torna-as farta de sonhos.

Queria mesmo era saber, porque desejo “Feliz Natal”, desconheço o real sentido disso, mas soa bem dizer isso para os de meu afeto. Como se fosse transmissão de boas energias, um desejo de sorte para o outro. O dia está por um triz. Minha mensagem está acima, meu coração, aberto. As luzes e toda decoração brilham lá fora, do mesmo jeito. E amanhã, ninguém lembrará mais de toda a farsa. Será totalmente ignorável, passará despercebida. E as boas ações só o próximo ano...

Nenhum comentário: