sexta-feira, 4 de setembro de 2009

É proibido fumar.

Sorria, você está sendo um fumante passivo. Seu pulmão está inalando uma fumaça sem culpa e há probabilidades de ganhar de presente um câncer de pulmão, num futuro que logo chegará. E não adianta reclamar, é um beco sem saída. Sua roupa irá ficar com um cheiro desagradável, terá acentuada sua alergia ao cigarro ou vai passar por constrangimentos de pessoas sem educação, que fumam pouco se lixando para quem está nas proximidades. Isso é sim um problema. Ou ao menos era até a nova legislação antifumo intervir nessa situação.
Esclarecendo, a lei não proíbe o fumo, apenas restringe e traz benefícios aos fumantes passivos, terceira maior causa de morte das que podem ser evitáveis no mundo. O ar fica respirável e livre do tabaco. Até esse ponto, tudo bem. Porém existem estabelecimentos nos quais o maior número de freqüentadores fumam, o que prejudica de tamanha maneira o dono do local. O que não impede, dessas pessoas irem ao lado de fora, ou ter uma parte externa na qual possam ficar, é tudo questão de adaptação.
Portanto, não há motivo para tanta indignação, o que está em jogo é o bem estar social e os prazeres da vida nem sempre estão relacionados ao consumo de coisas não-saudáveis. Como se sabe, há algum tempo a lei seca entrou em vigor e surtiu efeito, mesmo ainda existindo o índice de acidentes e pessoas no trânsito embriagadas. A tendência da antifumo é ir por caminho semelhante, fazendo parte do cotidiano. Além do mais, o fumante irá diminuir a quantidade de cigarros fumados, quer queira ou quer não. E aqueles que estão tentando largar o vício, terão um meio incentivador.
Em suma, placas, avisos, a mídia, a conscientização e principalmente o respeito à lei e a cobrança de multas para os que ousarem infringir, são pontos essenciais se tratando do sucesso da mesma. Caso isso ocorra, demais estados irão adotá-la, sem receio do fracasso.Mas sejamos sinceros, a mudança deve começar no comportamento, no respeito a si e ao próximo, só assim, teremos uma sociedade mais coerente.

Nenhum comentário: