terça-feira, 14 de setembro de 2010

De si mesmo.


O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”.

Antes que indivíduos venham fazer colocações erradas ou levar este problema como brincadeira ou até piada, saibam que a coisa é séria. Ok, tudo bem, quem sou eu pra falar, se nunca presenciei um quadro desses em ninguém das proximidades, apenas ouvi casos por alto. Mas sim, sei o suficiente ao ponto de encher o peito para falar e compartilhar com vocês.
Tudo começa por volta dos três anos de idade, período no qual crianças com desenvolvimento normal, começam a manifestar desejos através da comunicação, ter certa interação social e usar sua imaginação como só elas sabem. Acontece porém, que essas crianças com autismo infantil, possuem dificuldades de progressão nesses aspectos, tendo restrição na prática de atividades e interesses. Que fique bem claro, independe de classe, raça ou cultura.
Os portadores desse transtorno, tem sintomas e modos inusitados. O mundo paralelo no qual eles costumam viver, não é em vão. Uma vez preferindo a solidão e tomados por apatia, agem como se fossem surdos, resistem ao contato físico, dificilmente olha nos olhos, sua comunicação quando ligada as suas vontades baseia-se em gestos, dificilmente em palavras (nessa situação, fala de si com o da terceira pessoa "ele(a) quer"), além do curioso apego por objetos e a forma como os manipula circularmente.
Apesar da dificuldade e resistência a aprendizagem, por serem humanos, podem surpreender, e muito. É necessário, estímulo e persistência, e reconhecer que cada um possui limitações e merecem respeito, cuidados, mentes abertas para o universo e sua complexidade, os distúrbios no psicológico, são cheios de mitos e receios. As pessoas não os digerem facilmente. Segundo E. Christian Gauderer " E delas, a meu ver, a mais trágica, a que causa maior perplexidade e gera o maior tumulto emocional é o autismo."


Obs.: Não quis entrar em dados científicos, tampouco em estatísticas ou aprofundamentos. O intuito desse texto é, na verdade, que as pessoas procurem conhecer um pouco mais sobre, eu, você, nós, eles, todos, cidadãos. Mais informações: http://www.autismo.com.br/site.htm.

Um comentário:

jayne. disse...

Adorei o post informativo. Infelizmente tem muita piada em torno desse assunto ainda.
Bjs