terça-feira, 4 de setembro de 2007

As idéias para uma crônica

Sexta-feira, como habitual, estamos no intervalo, e às 10h e 10 min toca aquela musiquinha que ninguém mais agüenta e já sabe de cor e salteado “Aprender com liberdade e alegria de viver...” (ou, às vezes, por incrível que pareça tocam músicas piores) e todos vão em direção a sala de aula assistir o horário de português com o Professor Antônio Carlos e se preparando psicologicamente para escutar as suas maravilhosas piadas (dji mais, hein?).Todos na sala, o professor entra e diz:

- Bom dia pessoal!

- Bom dia! Respondem os que não estão dispersos.

- Fila 2, fila 5, atenção! Nomes... ( pega a caderneta e marca negativos nos tagarelas). Pronto? Ouvidos atentos ouçam! Hoje vocês irão fazer o último trabalho do trimestre , a produção de uma crônica, gênero que vocês já estudaram, escolham apenas o estilo: humorístico , reflexivo, ... Sem mais delongas, mãos a obra!

Agora, começa o mais complicado, sobre o que irá tratar minha crônica? Enquanto penso, várias pessoas já escreveram mais da metade de uma folha (o que nem sempre indica, qualidade). Hum... Vejamos. Eu poderia escrever sobre o dia no Midway que apertamos o botão da campainha em vez do ticket (mas essa história já foi colocada no papel), ou então sobre a queda que levei no palco, na minha estréia no teatro/recital (ia ficar chato,pequeno e comum), ou então sobre como as aparências e a expressão de um rosto podem enganar e interferir no surgimento de um relacionamento (ia ficar meloso demais), ou quem sabe, sobre uma ligação errada, que por coincidência quem atende tem o mesmo nome da pessoa que quem liga gostaria de falar (idéia interessante,

porém não a melhor), ah ! já sei... sobre o “assalto” da pousada em Caicó que nós estávamos(na hora, não teve graça,mas poderia virar algo cômico), porém, nenhuma das idéias escritas, são cem por cento do meu agrado então acho melhor pensar em algo rápido, quero dizer, acho que devo parar por aqui, só falta um minuto para tocar.

- Pessoal segunda-feira eu recebo, bom final de semana. Diz o professor arrumando suas coisas pra sair da sala.

E lá vem de novo a musiquinha “aprender com liberdade...” e na minha cabeça, penso “pelo amor de Deus, mudem de toque, coloquem um rock’n’roll aí!”. E todos (inclusive eu) se levantam, felizes por só ter mais cinqüentas minutos de aula e poderem aproveitar o tão esperado, fim de semana.

Nenhum comentário: